A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE
GEOGRAFIA
Antonio
José Castro Ramos Júnior
Beatriz de Fátima Costa
Beatriz de Fátima Costa
Significativas
transformações vêm modificando os rumos da sociedade e, conseqüentemente, da
educação, pois a evolução, a globalização e a informatização dos meios de
comunicação são fatores essenciais e indispensáveis para o homem moderno que
necessita o quanto antes de um ambiente escolar extremamente significativo e
construtivo, levando-o o mais próximo possível à realidade e a um
desenvolvimento integral.
Para
isso a educação começa a buscar maneiras de caminhar no sentido de desenvolver
este ser, tendo como meio a tecnologia que aí está e que faz parte da atual
conjuntura pedagógica.
Portanto,
a introdução da informática na educação, mais especificamente no ensino de
geografia, deverá ocorrer de tal forma que possa ser utilizada no processo de
ensino-aprendizagem, trabalhando o conhecimento geográfico através de programas
que possibilitem o aluno construir seu próprio conhecimento.
O MUNDO EM NOSSAS
“MÃOS”
Atualmente,
o uso de computadores no processo pedagógico já é uma realidade e uma conquista
da escola visto que a informática está nas ruas, no trabalho, na saúde, nas
ciências, na escola dentre outros.
Assim
como o livro, o vídeo, o filme e a televisão, o computador não é usado apenas
para motivar os alunos e fazê-los participar mais ativamente do trabalho
escolar. Como as outras ferramentas citadas, ele é um instrumento de comunicação
de dados e como estes são formas de comunicar conhecimentos, logo tais
interessam à educação.
Nesse
admirável mundo que cabe na tela do computador, basta um clique no mouse para
conhecer um cerimonial religioso na Polinésia, as geleiras da Antártida ou a
vista magnífica da Cordilheira dos Andes e tudo isso sem sair da sala de
aula.
Com
iniciativa e criatividade a Internet é mesmo um mundo de possibilidade às nossas
mãos, visto que a mesma (Internet) surge como uma grande fonte de conhecimentos
e pesquisa no ensino de geografia, sendo que suas contribuições estão
relacionadas aos dados meteorológicos, geomorfológicos, climáticos, na
compreensão das escalas cartográficas, na localização especial de uma
determinada área ou ainda cedendo informações das coordenadas geográficas,
aproximando cada vez mais a geografia das evoluções
tecnológicas.
O aluno
é um sujeito permanentemente estimulado pelos artefatos tecnológicos, sendo que
a cultura produzida neste mundo de tecnologia é repleta de informações
geográficas, propiciando ao professor realização de atividades e melhores
resultados na aprendizagem dos alunos, motivando-os e despertando a atenção dos
mesmos.
Os
softwares de geografia enriquecem a aula por representarem freqüentemente e das
formas mais variadas o mundo, os fenômenos geográficos, as paisagens, permitindo
uma visualização dos fenômenos geográficos tão eficientes que as pessoas parecem
ter vivenciado, experienciado os lugares e os fenômenos, além de disponibilizar
uma grande quantidade de informações.
Convém
ressaltar que o computador não substitui o professor, constitui apenas mais um
recurso de que este se utiliza para atingir objetivos educacionais propostos e
melhorar a qualidade do ensino.
Sabe-se
que a tecnologia e a informática, por si só, não constituem fórmula milagrosa
para as dificuldades educacionais, mas possibilitam um novo caminho a ser
buscado, fazendo com que a tecnologia seja implantada no ambiente escolar
indispensável e essencial para o homem e sua formação.
No
entanto, convém ressaltar que o emprego da informática no processo pedagógico,
assim como o uso de qualquer tecnologia, exige do educador uma reflexão crítica.
Refletir criticamente sobre o valor pedagógico da Informática significa também
refletir sobre as transformações da escola e repensar o futuro da
educação.
Conclui-se,
assim, que o computador poderá contribuir para a mudança da prática e da
abordagem didático e pedagógico devendo este ser utilizado como catalisador de
uma mudança educacional.
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